top of page

Minha Abordagem

"O termo "logos" é uma palavra grega, e significa "sentido". A

logoterapia, ou, como tem sido chamada por alguns autores, a

"Terceira Escola Vienense de Psicoterapia", concentra-se no

sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa

por este sentido. Para a logoterapia, a busca de sentido na vida

da pessoa é a principal força motivadora no ser humano"

(Trecho do Livro: Em Busca de Sentido” versão digital, pág. 69, Viktor Emil Frankl)

“A logoterapia é uma forma de Psicoterapia criada por Viktor Emil Frankl, fundamentada em suas intuições e vivências familiares infantis, em seus empenhos juvenis para ajudar os jovens de sua época e também em sua experiência como médico neurologista e psiquiatra.

 

Inclui-se nesse contexto sua permanência por três anos nos campos de concentração nazistas nos anos 1940, aos quais sobreviveu. Após essa terrível experiência, ele pôde corroborar sua teoria de que por meio da busca de significado e propósito de vida os indivíduos podem suportar dificuldades e sofrimento.

 

Ele acreditava ser possível transformar o sofrimento em conquista e realização. Entendia  a culpa como uma oportunidade de mudar a si mesmo, e as transições da vida como a chance de tomar uma ação responsável.

Segundo Frankl, os seres humanos são motivados por algo chamado “vontade de sentido” que equivale a um desejo de encontrar sentido na vida. Viktor Frankl argumentava que a vida pode ter um significado mesmo nas mais miseráveis das circunstâncias, e que a motivação para viver vem da descoberta deste sentido.

Dessa forma, o objetivo da Logoterapia é ajudar as pessoas a fazerem melhor uso de seus “recursos espirituais” (conceito que difere do significado do termo religioso) para resistir as adversidades.

Apesar de marcar divergências com a Psicanálise (Sigmund Freud) e com a Psicologia Individual (Alfred Adler), Viktor Frankl não esqueceu as contribuições dadas por estas grandes escolas à consciência humana, porém alertava para trazer a consciência o sentido e os valores.

Por meio da Logoterapia e da Análise Existencial, traz para a psicoterapia uma reflexão sobre a liberdade e a responsabilidade. Frankl introduz nessa campo um poder-ser do ser humano, pois a liberdade lhe abre possibilidades que virão ou não a ser concretizadas. Assinala também a necessidade de agregar a visão do ser humano uma nova dimensão que vai além das dimensões biopsíquicas – a dimensão espiritual – enfatizando que apesar de o indivíduo ser uma unidade físico- psíquica “essa unidade não constitui o homem total; precisamente o espiritual é que institui, funda e garante a totalidade do homem”

(Trecho do Livro: “O Sofrimento Humano – Fundamentos Antropológicos da Psicoterapia”- Viktor Emil Frankl: tradução Renato Bittencourt, karleno Bocarro. – 1 ed. São Paulo: É Realizações,2019.)

A Logoterapia é uma terapia existencial baseada em experiencias reais. Ajuda-nos a observar a observar anos mesmos através de outra perspectiva, a conhecer tantos nossas limitações como nossos potenciais, nossos erros e visões, a perceber como encaramos nossas experiências totais, como nos relacionamos com os demais, de que forma superamos nossos desapontamentos, como realizamos nossas aspirações e cumprimos nossas tarefas. Esta percepção é baseada no conhecimento intuitivo de que a vida tem sentido, por mais obscuro que em certas ocasiões isto possa parecer. Cada um de nós é motivado por aquilo que Frankl chama “o anseio por um sentido”, ainda que esteja reprimido dentro de certos limites, somos livres para descobrir o significado de nossa própria existência.

( Fabry, Joseph B. – A Busca de Significado/Joseph Fabry: tradução equipe editora ECE; revisão Luiz Augusto Mesquita. São Paulo: ECE, 1984. )

118050795_352986699433492_55831395354949
bottom of page